quarta-feira, 21 de março de 2018

TRABALHO DE CAMPO 1-2018


OBJETIVOS: Observar e registrar in loco etapas do ciclo hidrológico, as diferentes propriedades físicas do solo e atividades de uso e conservação do solo, correlacionando-os com os conhecimentos teóricos obtidos na disciplina. Desenvolver a capacidade de utilização de mapas e GPS para localizar pontos e feições da paisagem e integrar no mapa dados espaciais, descritivos e temporais obtidos em campo. Desenvolver valores em educação ambiental.

LOCAL DE EXECUÇÃO: O trabalho de campo será executado na área do Parque Estadual de Paracatu.

NORMAS: O Trabalho de Campo 1 será realizado em 07 de abril de 2018, de acordo com as seguintes normas gerais.
1.    Será realizado em duas etapas, cada uma valendo 1,0 ponto.
a.    Etapa 1, que consistirá em atividade de campo, propriamente dita e
b.    Etapa 2, que consistirá na realização de um relatório de campo.
2.    Os alunos serão transportados por condução cedida pela FINOM, com saída às 7:30 em frente à Escola Estadual Prof. Antônio Carlos, retornando às 12:00 ao mesmo local.
3.    A participação nas duas etapas é obrigatória. O aluno que não participar da Etapa 1 não poderá cumprir a Etapa 2.
4.    Cada aluno deverá providenciar e levar consigo: caderneta de campo (uma para cada aluno), escala graduada, 1 lápis H e 1 HB, 2 sacos plásticos para colher amostra de solo, 1 rolo de fita crepe.
5.    Ao final da jornada de campo todos os alunos deverão entregar a caderneta de campo para o visto do professor, devidamente preenchida com os dados obtidos no trabalho de campo. A nota da Etapa 1 será dada com base na caderneta de campo.
Recomendações: Use protetor solar, óculos de sol e chapéu ou boné; leve sua própria água. É obrigatório o uso de sapato ou botina e calça comprida.
TAREFAS A SEREM EXECUTADAS NO CAMPO
1.    Georreferenciar todos os pontos.
2.    Traçar, na caderneta, um esquema da distribuição dos pontos levantados, inserindo todas as observações que puder realizar, como passagem sobre córregos, construções, estradas secundárias, passagem de redes elétricas, afloramentos de rocha, sinalizações da rodovia etc..
3.    Registrar todas as observações e atividades desenvolvidas em cada ponto.

TAREFAS A SEREM EXECUTADAS NO ESCRITÓRIO
O aluno deverá produzir um relatório de campo contendo a descrição completa de todos os pontos observados, incluindo os dados relevantes obtidos em campo.

ENTREGA DO RELATÓRIO DE CAMPO
O relatório de campo deverá ser entregue impresso até o dia 17 de abril de 2018, de acordo com as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário