quinta-feira, 1 de março de 2018

PLANO DE ENSINO DE HIDROGEOLOGIA - 2018

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM
CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA – CENBEC
DIRETORIA ACADÊMICA


PLANO DE ENSINO

Curso: Geologia
Código Curso: GEOL
Disciplina: Hidrogeologia
Carga Horária: 60h
Teórica: 45
Prática: 15
Período: 7º
Semestre: 1/2018

Professor (a): Márcio José dos Santos


EMENTA:
Água subterrânea: histórico e importância. Usos da água subterrânea. Legislação. Ciclo hidrológico. Ocorrência e movimento da água subterrânea. Química das águas subterrâneas. Sumário dos recursos da água subterrânea no Brasil e em especial em Minas Gerais. Exploração de águas subterrâneas. Métodos de perfuração. Projeto de poços tubulares. Bombeamento de poços. Preservação de aqüíferos. Atividades de campo.


OBJETIVOS:
Compreender o ciclo hidrológico e os processos de armazenamento, circulação e descarga das águas subterrâneas. Classificar os aquíferos e seus potenciais de exploração. Conhecer a química das águas subterrâneas, os processos de contaminação e os cuidados da sua qualidade. Conhecer os diversos métodos de exploração das águas subterrâneas e as técnicas relacionadas. Compreender a importância da água subterrânea para uso da coletividade e os cuidados de seu uso racional e sustentável. Conhecer os recursos da água subterrânea no Brasil e em especial em Minas Gerais. Conhecer as leis brasileiras que regem o uso e a exploração das águas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1     O Ciclo Hidrológico                  ..................................................................  4
2     Propriedades físicas dos solos.................................................................  4
3     Medidas de porosidade e permeabilidade ...............................................  4
4     Infiltração       .................................................….….................…….………   6
4.1 Fases da infiltração.
4.2 Determinação da capacidade de infiltração.
4.3 Velocidade da infiltração
5     Princípios e fluxo da água subterrânea     ,,,,........,,,,,,,,,,,,,,...................... 6
5.1 Zonas saturada, não saturada e franja capital
5.2 Condutividade e transmissividade hidráulica – Lei de Darci
5.3 Fluxo horizontal e fluxo vertical
5.4 Recarga de água subterrânea
5.5 Tempos de residência em aquíferos
5.6 Bacias e divisores de água subterrânea
5.7 Mapas potenciométricos e redes de fluxo.
6     Aquíferos      ...................................................................…………………..   6
6.1 Aquífero confinado ou artesiano.
6.2 Aquífero de fraturas.
6.3 Aquíferos porosos.
6.4 Aquíferos cársticos
7     Métodos e técnicas de exploração de aquíferos      .............................   8
7.1 Conceitos básicos de hidráulica de poços
7.2 Aquífero confinado e cone de depressão;
7.3 Aquífero livre e cone de depressão.
8     Qualidade das águas subterrâneas                    .............. ..................... 4
8.1 Exploração racional e sustentável dos aquíferos.
8.2 Hidrologia subterrânea aplicada a proteção de poço.
9     Impactos sobre as águas subterrâneas          ....................................   10
9.1 Contaminação das águas subterrâneas.
9.2 Águas subterrâneas e mineração.
9.3 Perfuração indiscriminada de aquíferos.
9.4 Bombeamento intensivo de água subterrânea.
10  Águas subterrâneas no Brasil                      ..........................................  4
10.1      Principais aquíferos brasileiros e mineiros
11  Política Nacional de Recursos Hídricos    ....……………….……….…    4
11.1      Comitê de Bacia Hidrográfica.
11.2      Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos.


METODOLOGIA DE ENSINO:
Aulas expositivas e interativas. Resolução de exercícios, trabalhos individuais e em grupo.  Trabalho de campo, trabalhos práticos. Recursos utilizados: quadro branco, projetor de slides, mapas geológico/estruturais, estudos de caso, vídeo-aulas e saídas a campo.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e ocorrerá através da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em casa, como também em provas teóricas e práticas. A nota final do aluno será constituída da seguinte maneira:

1º Bimestre - Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o bimestre. Sendo através de:
- Uma prova teórica com valor de 6,0 pontos;
- Um trabalho prático com valor de 1,0 ponto;
- Exercícios avaliativos com valor total de 3,0 pontos.

2º Bimestre - Avaliação do conteúdo ministrado durante todo o semestre, através de:
- Uma prova teórica com valor de 6,0 pontos;
- Um trabalho prático com valor de 2,0 pontos;
- Exercícios avaliativos com valor total de 2,0 pontos.

BIBLIOGRAFIA:
BÁSICA:

GIAMPA, Valter Galdiano. Águas subterrâneas e poços tubulares profundos. São Paulo: Oficina de textos, 2013.
LIMA, Epaminondas Pio Correia. Mecânica das bombas. 2°ed. Rio de Janeiro: Interciência: PETROBRAS, 2003.  
TELLES, Dirceu D'Alkmin. Reuso da Água: conceitos, teorias e práticas. São Paulo: Editora Blucher, 2007.


COMPLEMENTAR:

AZEVEDO NETTO, J. M. Manual de Hidráulica. 8ª ed. Edgard Blucher, 2000.669 p.

CANHOLI, Aluísio Pardo. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.

DOMINGUES, Antônio Félix. A gestão dos recursos hídricos e a mineração. Brasília: ANA, 2006.
FITTS, Charles R. - Águas Subterrâneas - 2ª Ed. - Rio de Janeiro: Campus, 2015
GARCEZ, L.N.; ALVAREZ, G.A. Hidrologia. 2 ª ed. Edgard Blucher, 2002.291 p.

MACINTYRE, Archibald Joseph. Bombas e instalações de bombeamento. 2°ed. Rio de Janeiro: LTC- 1997MANZIONE, Rodrigo Lilla. Águas subterrâneas - conceitos e aplicações sob uma visão multidisciplinar. Paco Editora.
TUCCI, Carlos E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. 4. ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul  - UFRGS, 2007. 943 p.






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Prof. Me. Márcio José dos Santos
Professor

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Prof. Me. Jesrael Costa
Coordenador
 




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